Vespasiano Corrêa apresentou na quinta-feira (7) o roteiro turístico: “Nos Trilhos da Esperança”. O passeio pelas inúmeras belezas naturais e arquitetônicas do município também contemplou diversos empreendimentos que participaram do curso de capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vespasiano Corrêa, com o apoio do STR de Encantado, Sicredi e Prefeitura de Vespasiano Corrêa.
O roteiro piloto iniciou no pórtico da cidade, com a recepção. Logo após os visitantes puderam conhecer o Moinho Colonial Pezzi, único na região em funcionamento com a roda d’água e degustar o delicioso café.Na sequência o grupo foi até o Bolo e Bule, bem no centro da cidade, o estabelecimento tem aquele cafezinho especial e muitas gostosuras. A parte de cima da padaria é a JC Pousada que tem hospedagem em estilo casa, com três quartos, cozinha, sala e banheiro compartilhado. Outro lugar de hospedagem, é a Morada da Esperança, que também tem três quartos, banheiros, sala, cozinha e espaço no jardim.
No alto da colina, a Igreja Matriz São João Batista foi o próximo destino conhecido. O templo de fé chama atenção por fora, mas é na parte interna que as pinturas no teto impressionam os visitantes.
A comida caseira do Restaurante Belvedere, foi a pedida perfeita para o almoço. O espaço oferece um buffet variado de saladas, pratos quentes e sobremesas. No segundo piso, tem o Hotel Belvedere com 11 quartos e um apartamento bem mobiliados que oferecem todo o conforto necessário para uma estadia tranquila.
A primeira parada da tarde foi no Viaduto 13 que atrai milhares de turistas todos os anos e é o maior atrativo de Vespasiano Corrêa. Ali pode-se conferir a magnitude da Ferrovia do Trigo e do maior viaduto da América Latina, além de toda a beleza natural que circunda o lugar.
Ao pé do viaduto está o Camping e Pousada Tropical, que oferece café colonial e almoço especial por agendamento, além de pratos feitos e porções durante todos os dias do ano. Ali também é possível acampar com barraca ou ficar hospedado na pousada.
O encerramento do passeio, foi no Restaurante Recanto do Nono, que está localizado na rota do V13 e tem como diferenciais a comida caseira e a original carne de panela. Além disso, ali é possível pedir lanches e degustar os deliciosos licores artesanais.
O roteiro piloto também teve visitações na sexta-feira (8), na Invernada Blessmann, onde a recepção será com um café na fazenda. O lugar também oferece serviço de pousada com duas suítes com banheira, além de passeios a cavalo e trilhas ecológicas. E ao meio dia o destino foi a Cantina do Titi com a culinária italiana espetacular e com o ponto de vendas de Artesanatos da Márcia Visnheski.