O passeio do Trem dos Vales contempla a extensão da Ferrovia do Trigo de Muçum até Guaporé em uma viagem de 46 quilômetros e duas horas e meia de duração. Esse é o passeio ferroviário contemplativo considerado, o mais bonito do Brasil. No trajeto o turista passa por montanhas, cascatas, viadutos e túneis sempre seguindo a nascente do Rio Guaporé como vista.
No passeio do Trem dos Vales o turista passa por 23 túneis e 15 viadutos, entre eles, o Viaduto 13, que tem 143 metros de altura e 509 metros de extensão e ostenta o título de maior da América do Sul, o Pesseguinho que tem uma cascata incrível em sua vista, o temido Viaduto Mula Preta e o Viaduto 11 que também é vazado.
Durante o passeio o passageiro não precisa se preocupar em saber o que virá na sequência, pois em todas as atrações e vistas maravilhosas, o maquinista avisa tocando o apito do trem, nesse momento dá tempo de programar aquela foto estonteante para postar no perfil ou fazer aquele vídeo incrível.
O Trem dos Vales é um passeio contemplativo com paisagens de tirar o fôlego e que impressionam. Na parte interna, há o suporte dos guias que explicam sobre a Ferrovia do Trigo, falam sobre o passeio e tiram as dúvidas dos turistas. Além disso, há vendas de bebidas, lanches e lembrancinhas nos vagões.
O passeio ocorre nos finais de semana e feriados nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, mais uma vez tendo Muçum e Guaporé como pontos de partida, contemplando também os municípios de Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. As saídas são pela manhã às 9h da Estação Férrea de Guaporé até Muçum. E à tarde, partindo às 14h da Estação Férrea de Muçum indo até Guaporé. O valor do bilhete é de R$ 154 e estão à venda no site www.tremdosvales.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.