31/01/2026 08:09O Caminho da Fé e Devoção, atrativo turístico religioso e de contemplação do Vale do Taquari, será inaugurado no dia 21 de fevereiro, com uma programação repleta de significado e homenagens preparada pela Administração Municipal de Relvado, Associação Caminho da Fé e Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, por meio da Paróquia Santo Antônio de Relvado.
O ato inaugural, com homenagens e caminhada até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, será a partir das 18h, no Caminho da Fé e Devoção, localizado na Rua Dom Gentil Delazari, no Centro de Relvado. Após, haverá jantar de confraternização por adesão e show com o Grupo Passiones, no Salão Paroquial.
O Caminho da Fé e Devoção marcará um novo capítulo na história do município. As obra, e a revitalização da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que integra o atrativo, estão em fase final de execução. “Mais do que um atrativo turístico, o Caminho da Fé e Devoção é um resgate da história de Relvado, município construído e constituído por pessoas de fé, bravura, união, generosidade e resiliência”, diz o prefeito Carlos Luiz Fraporti.
A presidente da Associação Caminho da Fé, Odete Araldi, convida a todos para o momento que está sendo preparado com muito carinho. “Ao longo do projeto contamos com a ajuda, parceria e colaboração de muitos. Será um marco para Relvado em âmbito de história, valorização, religiosidade e turismo. Convidamos a todos para estar conosco”.
Fé, Devoção, História e Comunidade
O Caminho da Fé e Devoção une espiritualidade, memórias e integração junto a natureza com o objetivo de resgatar a religiosidade das comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio.
Ao longo do trajeto de cerca de um quilômetro haverá 24 capitéis. Desses, 15 terão imagens de santos das comunidades, 9 representarão santos das comunidades pertencentes à Paróquia e um será dedicado a Santo Antônio, padroeiro da cidade.
Cada capitel terá um totem com informações sobre o santo e o resgate da história da comunidade que representa. O formato é inspirado nas primeiras construções do norte da Itália, simbolizando o legado dos imigrantes italianos que colonizaram a região.
O caminho, assim como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, contará com iluminação especial e personalizada, garantindo ao visitante uma experiência ainda mais especial.