15/11/2025 09:05Uma viagem ao passado, assim é a visita ao Moinho Colonial Pezzi, construído em 1920, em Vespasiano Corrêa. Ali se vive a experiência de ver um Moinho movido a água. Ao chegar no local, o casal Roque e Maria recepcionam os visitantes com muita simpatia. Logo seu Roque vai “ligar” o Moinho e um barulho como se fosse do trem passando nos trilhos ganha o ambiente, aliado ao barulho da água caindo nas pedras. A partir daí, o encantamento toma conta, pois literalmente se volta a uma época em que os imigrantes italianos estavam se estabelecendo e construindo suas empresas no Rio Grande do Sul.
Com muita dedicação seu Roque começa a explicar o processo, iniciado na pedra que toca em outra pedra moendo o milho. A farinha vai passando por canaletas feitas de madeira e aparece em uma pequena janela de vidro, ali é possível conferir que a farinha está sendo produzida, logo depois passa na peneira, uma espécie de cilindro maior com tela e para finalizar chega na caixa para ser embalada.
O visitante é levado a uma área parecida com um deck, onde se vê as rodas e toda a beleza da água movendo a estrutura. Na parte externa se aprecia toda magnitude e beleza do local e sua natureza, que tem também um belo gramado, com ovelhas e uma cascata linda que rende fotos incríveis.
O Moinho oferece três diferentes experiências, a visitação que não precisa de hora agendada e pode ser feita todos os dias das 8h às 18h. As outras duas opções precisam de agendamento de pelo menos quatro dias. A visitação mais degustação com café, suco natural, polenta temperada brustolada na hora, biscoito de milho e biscoitos de chocolate. Ou a visitação com o café colonial que tem café, leite, suco natural, pão, chimia, ricota, queijo, salame, polenta temperada brustolada na hora, biscoitos de milho, biscoitos de chocolate, grostoli, bolo de milho, nega maluca e frutas. Tudo produzido na propriedade, inclusive a farinha dos biscoitos e bolos.
Agendamento pelo WhatsApp (51) 99549.4004 ou Instagram @moinhocolonialpezzi. O Moinho está localizado na ERS 129 km 95 em Vespasiano Corrêa bem ao lado do pórtico principal de acesso à cidade, a 80 metros do asfalto.