A Capela São João Batista Scalabrini, situada no Complexo Cristo Protetor, no Morro das Antenas, na cidade de Encantado, no Vale do Taquari, foi inaugurada No domingo (1º) em uma celebração marcada pela devoção e fé de centenas de fiéis. A missa, presidida pelo Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Padre Alexandre Biolchi, reuniu a comunidade local e visitantes de várias regiões, em um momento de grande emoção.
Durante a cerimônia, o Padre Biolchi trouxe consigo um relicário, vindo da Itália, contendo um pequeno fragmento dos restos mortais de São João Batista Scalabrini. O relicário, agora ficará em exibição permanente na capela, acompanhando outra importante relíquia: um pedaço da mão direita da estátua do Cristo Protetor, que pesa 5 kg e foi abençoada pelo Papa Francisco em agosto de 2023, no Vaticano.
No decorrer da missa, o presidente da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), Robison Gonzatti, destacou que esta data, 1º de setembro de 2024, será marcada como um dia especial para toda a comunidade. ‘’Neste mês, a gente comemora os 120 anos da passagem de São João Batista Scalabrini pela cidade de Encantado. Para nós, é mais uma etapa concluída desse Complexo. É dia de muita gratidão, dia de muita fé e devoção’’, disse emocionado o presidente da associação. Na ocasião, Robison entregou a chave da Capela ao Padre Alexandre Biolchi, que repassou ao Padre Genoir Pieta, que é, a partir de então, o Capelão da Capelania São João Batista Scalabrini.
Segundo o Padre Alexandre Biolchi, em 14 de setembro de 1904, Scalabrini chegava na cidade de Encantado para visitar os migrantes e todos os missionários do Vale do Taquari. ‘’Agora temos aqui uma capela dedicada em sua honra e também um relicário, onde fragmentos de seus ossos estão aqui presentes. Temos ao lado, o Cristo Protetor e o Santo Scalabrini acolhedor, Pai apóstolo dos migrantes’’, afirmou.
Localizada a poucos metros da estátua do Cristo Protetor, a Capela São João Batista Scalabrini, toda envidraçada, conta com uma área interna de 49,54m2 e um hall externo de 22,57m2. O local oferece 36 lugares em bancos de madeira e dois espaços destinados a cadeirantes. A obra foi desenhada pelas arquitetas Daniela de Conto, Thaís Castellani, Gislaine Castoldi e a engenheira Laís Ferreira. O novo espaço se consolida como um ponto de encontro para peregrinação e reflexão espiritual, unindo o sagrado ao simbolismo da fé e da comunidade.
Texto: Assessoria de Imprensa Cristo Protetor