Turismo

Convento Franciscano São Boaventura de Imigrante

Turismo
Fé, meditação, paz, tranquilidade são algumas das sensações que o visitante vivencia ao se hospedar ou fazer a visita guiada no Convento Franciscano São Boaventura de Daltro Filho no município de Imigrante. 
O espaço projetado pelos Freis holandeses em 1940 era para construção de uma casa de formação inicial de freis e padres. Naquela época congregações da Europa começaram a migrar para outros países e chegaram em Caxias do Sul, onde o Bispo indicou as terras da comunidade de Daltro Filho para a construção de um mosteiro. Naquela época a comunidade pertencia ao município de Garibaldi.
Ao chegar no local os freis descobriram a montanha rochosa e perceberam que era com essa pedra, conhecida como pedra gres que deveria ser erguido o Convento. As famílias auxiliaram retirando o material e lapidando de forma artesanal cada pedra e a obra começou a ser edificada em 1940 e foi concluída em 1952. O local acolhia diversas etapas da formação inicial dos freis, chegando a ter inclusive o curso de filosofia e o noviciado. Logo as dependências lotaram de homens que buscavam ser freis ou padres. 
Com o passar dos anos o Convento começou a abrigar o ensino fundamental que era aberto a toda a comunidade. Por volta do ano 2000, foi construído uma escola e os alunos do turno regular foram transferidos, enquanto que a formação de freis já tinha tanto procura. Então os freis adaptaram a casa para uma nova finalidade de hospedagem de grupos com diárias completas incluindo café, almoço e jantar. O local comporta até 80 pessoas que podem aproveitar da hospedagem, refeitório, capela, pátio, horta e jardim. Contudo o espaço continua sendo Convento Franciscano São Boaventura. 
Além da hospedagem, o espaço também recebe centenas de visitantes durante os finais de semana. O ideal é que os grupos agendem para fazer a visitação guiada, onde os freis explicam e sobre a história do convento e também abrem a loja de lembranças religiosas e o espaço com produtos coloniais. 
A beleza arquitetônica do Convento tornou sua fachada patrimônio histórico cultural e é cenário da Paixão de Cristo de Imigrante. 
Outro local que chama muito a atenção é a capela. Quando os freis a projetaram, pensaram para que fosse realizada a reza do Ofício Divino constituída por salmos da Bíblia, feita em dois coros. Assim a capela foi construída com os bancos de frente um para o outro, onde cada frei tinha sua cadeira, e onde era entoado os Cantos Gregorianos. A capela foi inspirada nos Mosteiros Medievais assim que o visitante entra parece que está num filme da Idade Média. Ali o Frei convida para fechar os olhos e fazer uma meditação e é nesse momento que a conexão com a paz interior e o lugar afloram. Na Capela também é feita celebração nos domingos às 9h, aberta ao público. 
Para agendamento, hospedagem, visitações o contato é (51) 98331-9644.
Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news