Capela São Faustino e Jovita em Muçum comemora 150 anos
04/03/2023 07:30
A Capela São Faustino e Jovita no interior de Muçum é uma das mais antigas de toda a região. Em sua fachada está estampada a data 1873, que é antes da chegada dos colonos italianos na região. O que gera uma série de dúvidas sobre quem realmente ergueu a Igreja. As terras pertenciam a Antônio Fialho de Vargas, nessa época, que era filho de imigrantes açorianos e que percorria o Vale do Taquari em busca de áreas. Conforme levantamento feito por membros da comunidade se acredita que a família dele tenha erguido a capela feita em madeira.
Mas naquela época Muçum pertencia a Guaporé, na verdade nem o município de Guaporé existia, mas em registros de livros que contam a história está escrito “O assentamento de imigrantes italianos que eventualmente viria a formar o município de Guaporé começou no início do século XIX na área onde hoje é o município de Muçum. Antes disso, em 1635 padres jesuítas e indígenas percorreram a região”.
Em livros da história do Município de Muçum, está escrito que o primeiro lugar que os imigrantes se estabeleceram foi onde hoje está a Capela São Faustino e Jovita. E que o motivo por não ter se tornado o “centro” do povoado teria sido pela falta de nascentes de água na localidade.
Outro fato curioso é sobre os santos, São Faustino e Jovita que estão na descrição em frente a capela, são dois irmãos homens, Jovita era o mais jovem ambos nasceram na cidade de Bréscia na Itália. Eram cristãos e foram martirizados no século II, durante os tempos sangrentos das perseguições. No interior da capela tem a pintura deles nas paredes. Mas a estátua em imagem é de Cosme e Damião, que também eram irmãos, e nessas estátuas está escrito o nome de Faustino e Jovita.
Por isso a história desta capela é muito interessante. A atual igreja foi construída em 1963 e inaugurada em janeiro de 1964. Quase 60 anos depois, no início de 2023, ela foi restaurada para celebrar seus 150 anos que serão comemorados no domingo com a inauguração com missa às 10h30min, ao meio dia almoço servido nas mesas e à tarde reunião dançante. Para adquirir fichas entrar em contato pelo (51) 99933.3534.