Turismo

Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro de Guaporé

Turismo - 02/12/2023 08:00
Turismo - 02/12/2023 08:0002/12/2023 08:00

A história do automobilismo em Guaporé, iniciou em 1967 quando o rmédico caxiense, Dr Nelson Luiz Barro foi atender em Dois Lajeados. Em 1968 mudou-se para Guaporé. O médico tinha como hobby a prática do automobilismo e contagiou muitos “seguidores” tanto que em 1º de setembro de 1969, junto com o grupo fundou a Associação Guaporense de Automobilismo (AGA) com o objetivo de construir um autódromo. 
O grupo começou a buscar áreas, naquela época Guaporé tinha um aeródromo interditado pelo Departamento de Aviação. Através do apoio do prefeito Otolip Dalbosco, o grupo construiu em 90 dias uma pista de corrida em volta das duas pistas de pouso, surgindo assim um traçado em forma de “T” que se mantém até hoje. A pista era de chão batido impregnado de óleo queimado. E foi inaugurada em 21 de dezembro de 1969, com uma prova que teve a participação de 72 carros das mais famosas equipes do Rio Grande do Sul. A corrida teve a orientação e fiscalização da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA). O evento teve um êxito impressionante e deu a Guaporé uma projeção a nível estadual e nacional, até então nunca alcançada.
Em 1970 Nelson Luiz Barro se tornou Campeão Gaúcho com um carro Sinca Chambor nº 34, da categoria 1600 a 3000 cilindradas. A conquista inflamou ainda mais o sonho de asfaltar a pista, construir as áreas de boxe e melhorar a infraestrutura para a realização das provas. 
Foi então que em 1973 os membros da AGA, em conjunto com o prefeito eleito Nelson Luis Barro, conseguiram apoio do Governo Federal e Estadual e também das prefeituras de Serrafina Corrêa, Veranópolis, Nova Prata, Encantado, Anta Gorda e Bento Gonçalves, além de empresas como Barcelos S.A., Braseu S.A, Toniolo Busnello S.A e até do 1º Batalhão Ferroviário para a remodelação do autódromo. Em 16 de outubro de 1976, foi inaugurado o Autódromo Municipal de Guaporé, com a pista totalmente asfaltada para a 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford. 
Em 17 de novembro de 1985 o Autódromo recebeu a 10ª Etapa do Campeonato Sul Americano de Fórmula 3, dali em diante se tornou Internacional. A primeira prova da Fórmula Truck foi disputada em 26 de abril de 1996, com público de mais de 40 mil pessoas. 
Além disso, grandes pilotos como Ingo Hoffmann e Emerson Fittipaldi conduziram seus carros, na década de 80, pelo traçado rápido de 3080 metros e com grande inclinação das curvas do autódromo. 
Guaporé atrai amantes do esporte automotor de todo o país e até do exterior. Muitas pessoas conhecem a cidade e região por causa do autódromo. 
Agora o desafio é uma nova reestruturação. A primeira mudança, já realizada pela AGA, foi a remodelação das áreas de escape que se tornaram maiores. A AGA tem um projeto para reestruturar os boxes, que passarão a ter medidas de 10x10 comportando caminhões e os carros que hoje são bem maiores. A medida irá transformar os 41 boxes existentes em 23. Mudanças no paddock, na sala de imprensa e torre também estão previstas. 
Em 2024 o Autódromo de Guaporé irá receber a Copa Truck e a Nascar.
E para os amadores, apaixonados pelo mundo mágico do automobilismo também é possível ter a sensação de dirigir no autódromo. Para isso existe o Track day onde o condutor pilota o seu carro ou moto aproveitando o dia todo. O evento é aberto através das redes sociais do autódromo: @autodromoguapore. Mais informações pelo WhatsApp (54) 3443-1110.

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news