Turismo

A bela Igreja Matriz São João Batista no alto da escadaria em Vespasiano Corrêa

Turismo - 30/08/2025 09:41
Turismo - 30/08/2025 09:4130/08/2025 09:41

A comunidade de Esperança, como era conhecida no século XIX o município de Vespasiano Corrêa, iniciou a construção da primeira capela de madeira no alto do morro, dedicada a São João Batista, em 1894, no ano seguinte o templo de fé estava concluído. 
Em 4 de dezembro de 1899 iniciou a construção do Convento dos padres Capuchinhos em Esperança, a edificação era ao lado da Igreja. Essa construção acabou gerando uma série de desentendimentos entre o padre Theodósio Teófilo Sanson, o intendente Vespasiano Corrêa e seus amigos com o Frei Bruno de Gillonay, superior da Congregação dos Capuchinhos e os padres capuchinhos. O desentendimento foi até o ano de 1905, quando padre Sanson não estava mais na comunidade, e uma segunda igreja havia sido construída pelos Capuchinhos. Naquele ano, o bispo foi benzer a segunda igreja, mas durante a madrugada homens armados, montados em cavalos atiraram contra a Casa Canônica onde estavam o bispo, Frei Bruno e os padres capuchinhos. Após esse episódio, Frei Bruno determinou o retorno dos capuchinhos ao Convento de Garibaldi. O prédio do convento foi abandonado e com o passar dos anos foi se deteriorando. Essa história pode ser conferida ao visitar a Igreja, e os antigos dizem que ao saírem dali, os capuchinhos amaldiçoaram o lugar que não haveria de prosperar por 100 anos. Se a maldição é verdadeira e vingou ninguém pode afirmar, mas pelo menos já se passou um século desse fato.
O início da construção de uma nova igreja foi em 1917 e em 1933 foi finalizada. Naquela época, a localidade deixou de se chamar Esperança para ser Distrito Vespasiano Corrêa. E anos depois passou a ser município. A Igreja que está localizada no mesmo lugar no alto de uma escadaria, é a mesma até hoje, mas passou por reformas em 1974,  em 2000 e em 2020. Mesmo com as reformas seu interior foi mantido com as belíssimas pinturas em todo o teto e nas paredes que são uma releitura da narrativa visual da obra perdida de Angelo Fontanive de 1927. A Igreja Matriz de São João Batista de estilo neoclássico, é uma construção imponente e histórica.

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news