Trânsito

Região Alta precisa estar presente em peso na manifestação pela ponte da ERS 130

Trânsito
Foto: Simone Bigliardi

É obrigação que vereadores, prefeitos e toda a população que utiliza a ERS 130 como via de deslocamento esteja no sábado (14) na mobilização que está cobrando o cumprimento do novo prazo de entrega da ponte entre Lajeado e Arroio do Meio.
Desde início de maio, a população da Região Alta do Vale está penando pela morosidade na execução desta obra, que segundo a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o Governo do Estado, tem verba garantida. 
Além do deslocamento próprio, a falta da ponte impacta diretamente, no valor que as mercadorias estão chegando na região, na elevação do custo de fretes para o escoamento de produção e na diminuição significativa de visitantes e consequentemente de vendas no comércio e serviços local. 
Por isso, um protesto pela demora na obra da ponte da ERS 130 entre Lajeado e Arroio do Meio acontecerá no sábado, 14 de dezembro, às 15h. A manifestação que busca chamar atenção das autoridades pelo descaso vivido pelo Vale do Taquari é liderada pelo dentista e empresário morador de Arroio do Meio, Estevam Kerbes (Tetê).
A manifestação acontecerá na ERS 130, próximo a ponte, do lado de Arroio do Meio e pretende reunir milhares de pessoas de toda a região. “É só chegar e participar! Mas temos dois grupos de whatsApp , um lotado com 1025 pessoas e outro com mais de 600 pessoas. 
O link para acessar o grupo é https://chat.whatsapp.com/KCM9o9fIojqCUOGIAocbwh. Pedimos a ajuda de todos para que participem desta manifestação pacífica precisamos colocar o maior número de pessoas possíveis para chamar atenção do Governo do Estado" ressalta Tetê Kerbes.
Inicialmente a promessa do Secretário de Logística e Transporte Juvir Costella é que a obra seria entregue no natal deste ano, mas na semana passada uma nova promessa foi feita, dessa vez para o dia 29 de março de 2025. 
O descumprimento do prazo inicial, e o ritmo atual das obras, motiva reclamações de usuários da rodovia. "Tomara que eu esteja errado, mas em março, a ponte não vai ficar pronta. A não ser que nós do vale nos unirmos para pressionar o governo , deputados, Jovir Costela , e governador Eduardo Leite. Passamos pelo local quase todos os dias e não há nenhuma fiscalização desta obra, se não já ficaria pronta em dezembro conforme o prometido! Queremos que as autoridades estejam em cima para que, dessa vez, os prazos prometidos sejam cumpridos" ressalta Tetê Kerbes.

COMO A EMPRESA GANHOU A LICITAÇÃO SE NÃO TEM GENTE PARA TRABALHAR? 
O PRAZO, DESDE O INÍCIO ANUNCIADO, ERA ATÉ O NATAL DE 2024
Tetê Kerbes também questiona as cláusulas do contrato assinado pela EGR, Estado e empresa Engedal, responsável pela obra."Eles justificam o atraso da obra dizendo que não tem trabalhadores, mas fica a pergunta: Como ganham uma licitação sem ter gente para trabalhar ? 
Na semana passada Juvir Costela falou que não tem nenhum trabalhador da região, mas esse é um problema da empresa que está executando a obra. O que diz o contrato? Quais são as multas pelo atraso na entrega da obra?  A não ser que o Governo do Estado, colocou uma multa baixa, se for esse o caso, essa obra não estará finalizada nem em março, se continuar nesse ritmo. Por isso, é preciso ser enfático, o que está acontecendo é uma falta de responsabilidade dos governos! Isto sim! Eu não puxo para o lado A nem lado B de partidos , eu puxo para nós do Vale do Taquari que estamos ilhados!

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news