A Univates e a Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) firmaram, na segunda-feira (23) o convênio que oficializa a parceria entre as duas entidades. O documento foi assinado pelo presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, e pelo presidente da Fundef, Ito José Lanius. Como testemunhas da parceria, também assinaram o convênio o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro; e o presidente do Hospital Bruno Born (HBB), Marcos Rogério de Castro Frank.
A partir do convênio, as duas entidades devem articular ações para expansão e consolidação de diferentes atividades desenvolvidas no novo ambulatório da Fundef, que será inaugurado em outubro, mês em que a entidade completa 33 anos. Além da prestação de serviços que já são referência no Rio Grande do Sul, o espaço também contribuirá para a expansão do conhecimento técnico-científico que será produzido.
Segundo Lazzari, com a inauguração do novo ambulatório, a Fundef eleva o nível de seus atendimentos e também tem a oportunidade de aprimorar seus processos internos. A Univates está apoiando desde questões com gestão de pessoas até a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) para modernizar os processos e impactar positivamente no atendimento prestado à comunidade.
“Além da interação da Fundef com a academia, com a pesquisa e a produção de conhecimento, estamos unindo três grandes instituições comunitárias e o poder público para beneficiar não somente a região, mas centenas de outros municípios gaúchos. É um marco importante e devemos abrir caminho para novos avanços”, afirma o presidente da Fundação Univates.
Para a vice-reitora da Univates, é um momento de recomeço para a Fundef. “Estamos ansiosos e muito felizes por fazer parte desta conquista. Temos uma gama de cursos que querem contribuir, não apenas da área da saúde, mas de todas as outras áreas. É um lugar de aprendizagem muito rico e, onde houver espaço, iremos contribuir”, destaca Fernanda.
A obra
A construção do novo ambulatório iniciou em maio de 2023 e será entregue à comunidade em algumas semanas. A obra erguida em uma área cedida pela Univates, no campus da Universidade, foi viabilizada a partir de uma parceria entre a Instituição, a Fundef, os governos municipal e estadual e o HBB.
O prédio tem aproximadamente 1,4 mil metros quadrados e conta com diferentes ambientes, como recepção com capacidade para 140 pessoas, consultórios para atendimentos, sala de reuniões e salas para aulas de diferentes cursos da Univates.
O custo da obra é de cerca de R$ 5,6 milhões, com repasse de aproximadamente 70% do valor pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Saúde. O restante é aportado pela Prefeitura de Lajeado. A Fundef destinará os equipamentos e profissionais habilitados para a nova estrutura, enquanto o HBB permanecerá na retaguarda hospitalar necessária para atendimento ao público, com o centro cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Empresas e entidades gaúchas também estão contribuindo para a montagem dos espaços da nova casa por meio de doações de mobiliários.