Novamente uma nuvem de fumaça encobre todo o Estado nesta segunda-feira (23). A fumaça originária dos incêndios no Brasil e países vizinhos atinge o Rio Grande do Sul e possui uma elevação significativa na concentração de material particulado fino, poluente que representa riscos à saúde devido a qualidade do ar, que em várias regiões está sendo classificado como insalubre.
A Serra Gaúcha, é o local com o ar mais poluído, a cidade de Caxias do Sul está 12,8 vezes acima do nível de segurança recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Além de Caxias, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo também estão com alta concentração de material poluente no ar.
Nestas condições, recomenda-se o uso de máscaras para toda a população. Atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas e purificadores de ar devem ser utilizados em ambientes fechados principalmente para pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.
A boa notícia é que a chuva prevista para a terça-feira deve diminuir a quantidade de material particulado fino, poluente no ar gaúcho.