Política

Vamos fazer Relvado voltar a normalidade

Política - 11/02/2025 08:39
Política - 11/02/2025 08:3911/02/2025 08:39

A administração municipal de Relvado está focada em reconstruir a cidade, as principais demandas são as condições dos acessos ao município e a reconstrução de pontes. 
O prefeito Carlos Luiz Fraporti comenta das dificuldades e dos avanços dessa empreitada. “Desde a enchente de maio, o Município de Relvado é quem vem fazendo a manutenção na rodovia ERS 433 que liga a Encantado, fizemos a limpeza da pista, e em alguns locais colocamos asfalto frio para tapar buracos. Essa é uma obrigação do DAER, mas não podemos ficar sem esse que é nosso principal acesso. Além disso, após a ponte ser condenada, fizemos a passagem molhada. Nessa travessia foram gastos R$ 297.400,00 de recursos próprios mais o acesso do nosso lado, o município de Encantado colaborou, no território deles com o acesso até a travessia. Já na divisa com Doutor Ricardo a divisão foi meio a meio na passagem molhada e cada município fez o acesso do seu lado. A reconstrução dessa ponte foi encaminhada pelo município vizinho, e aguarda a liberação da verba. Está em construção a ponte na saída para Doutor Ricardo próximo ao Parque de Eventos, além disso, temos o pedido junto ao governo Federal para a reconstrução da ponte da Rua da República, e duas na Linha Carlos Gomes. Em direção a Putinga, a obra é com recursos próprios e na Linha Três Reis está em andamento a ponte que foi doada pela CIC, ali o município está fazendo as cabeceiras para apoiar a estrutura. Além disso, temos a Avenida Independência que foi atingida pela cheia e teve parte da via que desmoronou. Essa obra está estimada em mais de R$ 2 milhões, o projeto foi aprovado pelo Governo Federal, já temos a empresa que prestará o serviço, mas estamos no aguardo da liberação de recursos. Hoje essas são nossas maiores demandas, estamos falando de dois acessos ao município, o terceiro que é por Coqueiro Baixo, é o único que está recuperado. Por isso vamos buscar nesse mandato asfaltar esse trecho. Coqueiro Baixo fez o asfalto até a divisa com nosso município e agora falta sete quilômetros e meio para termos essa ligação, que nas cheias se mostrou a mais segura. Estamos fazendo o levantamento com projeto para termos os custos do asfalto nessa via, acredito que vamos iniciar ainda em 2025 essa obra. E se tivermos recursos também pretendemos fazer mais um quilômetro de asfalto na Linha São João no sentido para Putinga”. 
Outra demanda importante é a limpeza do Arroio Jacaré que foi contemplada pelo programa Desassorear RS. “O Município já fez uma parte da limpeza do arroio e agora o estado irá disponibilizar o maquinário para dar continuidade”.
Relvado conseguiu também reconstruir a Praça, recuperar a escola, a creche e o posto de saúde que estão atendendo a população. “Temos um projeto aprovado pelo Governo Federal para a construção de uma nova escola, creche e posto de saúde, ao lado do Ginásio Municipal, estamos aguardando a liberação dos recursos”.
No primeiro mês de 2025 a Administração Municipal deu início a obra do Caminho da Fé e Devoção. E tem previsão de inauguração do Centro dos Idosos que deve ocorrer no primeiro semestre. No setor primário seguem os incentivos. “Finalizamos a poucos dias duas terraplanagens grandes para galpões, além disso restabelecemos estradas e acessos as propriedades”.
Com relação a habitação hoje Relvado tem uma demanda de cerca de 30 casas. “Temos um loteamento adquirido pelo município, com a base pronta aguardando a RGE fazer a instalação de luz para que se inicie as obras de doze casas. Além disso, temos outras seis que foram contempladas pelo Governo Federal”. 
O prefeito Carlos Luiz Fraporti enfatiza que não faltará comprometimento para devolver a vida normal aos relvadenses. “Acredito que a população reconheceu nosso trabalho, vamos continuar trabalhando para todos independente de sigla partidária e tentar fazer o melhor, de forma transparente. Temos que recuperar e reestruturar o nosso município e com a ajuda de todos, nós vamos fazer Relvado voltar à normalidade”.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news