Política

Quem será o prefeito de Coqueiro Baixo?

Política
Juari Ceratti ou Luciano Ongaratto

Os candidatos à prefeitura de Coqueiro Baixo Juari Ceratti e Luciano Ongaratto responderam as questões do Vale de Informações. As respostas dos candidatos estão na íntegra para os eleitores conferirem, e em ordem alfabética conforme o nome de cada um dos líderes.

Porque o senhor se sente capacitado a ser prefeito de Coqueiro Baixo?

Resposta Juari Ceratti Partido - Partido Progressista (PP): Minha história de vida me insere em quase todos os contextos do município. Sou filho de agricultores e praticamente toda minha vida fui agricultor também, com isso, conheço as demandas que esse setor precisa. 

Atualmente, trabalho em uma empresa que presta serviços à população e também vejo as demandas que o centro e as empresas precisam. Acredito que, para ser prefeito, devemos conhecer todos os setores e demandas do município, o que eu, com minha trajetória de vida, conheço muito bem. Além disso, aprendi muito do setor público com meu querido pai, que já foi vice-prefeito de Coqueiro Baixo e fez um trabalho de que me orgulho muito. Sempre sonhei em ver meu município crescer e se tornar referência em gestão e qualidade de vida, e sei que junto com meu grupo, posso fazer de Coqueiro Baixo um lugar ótimo para se viver e evoluir.

Resposta Luciano André Ongaratto - Partido: MDB - Coligação: MDB e PDT: Me sinto capacitado para ser prefeito de Coqueiro Baixo, pois acredito que adquiri uma boa experiência ao longo de três mandatos como vereador, sendo que nestes mandatos presidi a câmara de vereadores por três oportunidades. Além disso, sinto que é necessário dar continuidade as diversas conquistas que nosso município obteve ao longo dos últimos anos sob comando do grupo do MDB no qual faço parte. Mas, mais importante do que eu querer estar à frente dos trabalhos, é a população querer. E foi ouvindo diversos pedidos que me senti mais à vontade para encarar esse desafio e seguir com o espírito de liderança que a tenho desde o período de grupo de jovens e frente a comunidade. 

 

Quais serão suas ações para que os munícipes tenham mais segurança com relação aos deslizamentos e outros eventos climáticos?

Resposta Juari Ceratti Partido - Partido Progressista (PP): Há mais ou menos um ano, nosso Vale do Taquari vem passando por momentos difíceis. 
Nosso município já sofreu diversas estiagens e ultimamente, problemas com alagamentos estão se tornando frequentes, além de deslizamentos em nosso interior. Temos famílias morando em áreas de risco, as quais não foram realocadas para lugares seguros em caso de futuros incidentes. Em meu plano de governo, tenho como meta, a construção de unidades habitacionais, onde essas famílias possam ser realocadas. Uma medida muito importante a ser tomada é a dragagem de arroios que percorrem o município, tanto no centro quanto no interior, mantendo boeiros e bocas de lobos sempre limpos. Além disso, em maio deste ano, sofremos com chuvas de pedras, onde muitas famílias ficaram com seus telhados de casas totalmente quebrados, utilizando lonas. O setor público deve oferecer ajuda à todos os munícipes que sofrem com eventos climáticos, com isso, nossa equipe de funcionários deverá ser capacitada para trabalhar nesses casos, auxiliando os munícipes. Em parceria com a assistência social e saúde vou incrementar à sociedade, através de reuniões nas comunidades, planos de evacuação de casas para a população estar, de certa forma, preparada para lidar com esses eventos climáticos.

 

Resposta Luciano André Ongaratto - Partido: MDB - Coligação: MDB e PDT: Eventos climáticos podem ser monitorados e devido as catástrofes recentes estão sendo cada vez mais estudados. Dessa forma, podemos junto a Defesa Civil, Meio Ambiente, Corpo de bombeiros e especialistas da área traçar estratégias de monitoramento e prevenção tanto na zona urbana, quanto rural. 
Precisamos estar preparados para novos desastres, com estratégias e protocolos de emergência e com capacitação para profissionais e voluntários. Além disso, as áreas vulneráveis devem estar sempre em constante avaliação, prezando pela segurança de toda população. 

 

Quais serão suas ações para manter e dar oportunidade de crescimento às empresas e aos agricultores?

Resposta Juari Ceratti Partido - Partido Progressista (PP): Atualmente, Coqueiro baixo possui algumas empresas, onde a maior parte delas não possui oportunidades de crescimento no município. Em meu plano de governo, tenho como meta, criar incentivos de expansão das empresas que já existem e criação de parcerias com novas empresas que gostariam de se instalar no município, para assim gerar empregos e oportunidades às pessoas. 
Nosso município possui um setor primário muito grande, o que é de se orgulhar, porém vejo diversos agricultores familiares desanimados, onde gostariam de investir no município, mas não há incentivos de permanência. O êxodo rural juvenil de Coqueiro Baixo é algo muito preocupante pois a maior parte dos jovens que terminam o ensino médio procuram sair do município. Capacitações aos agricultores, em todas as áreas é muito importante, desde gestão das propriedades, como manuseio de maquinários do dia a dia. 
Palestras serão feitas em nossas escolas, onde haverá motivação para que nossos jovens queiram permanecer e investir aqui.
Vamos juntos fazer com que Coqueiro Baixo cresça e que nossos munícipes sintam orgulho de viver aqui.

 

Resposta Luciano André Ongaratto - Partido: MDB - Coligação: MDB e PDT: As ações para manter o crescimento e oportunidades na agricultura, seguirão com o fortalecimento de incentivos e assistência em parceria com a Secretaria de Agricultura e Emater no setor primário que tem nossa maior força produtiva, atrelado as possibilidades em incentivar os nossos agricultores na busca de conhecimento através de cursos, seminários e eventos do meio. Com certeza precisamos continuar buscando novos investimentos no setor primário de produção e incentivar que novas agroindústrias iniciem suas atividades. Ainda sobre esse setor tão importante ao nosso município, precisamos prosseguir com a qualidade dos acessos as propriedades, fundamentais no escoamento de produção e medidas para diminuir os impactos da estiagem como produção de cisternas e irrigação, bem como medidas preventivas a eventos com excesso de chuvas. Sobre indústria e comércio, novas possibilidades de incentivos para trazer novos empreendedores também é importante, afinal a diversificação de produção é fundamental para o desenvolvimento do município como um todo.
Listo algumas das ações mais importantes que devem ter continuidade, além disso, sempre é preciso de atualizações para que o Município possa seguir fazendo muito em prol do desenvolvimento de nossos agricultores e empreendedores. 
• Continuidade nos incentivos a novas construções e expansão da suinocultura, avicultura e produção leiteira;
• Continuidade na prestação de serviços de silagem, distribuição de dejetos e adubos orgânicos, calcário e afins;
• Seguir e aprimorar a coleta de lixo e resíduos nas propriedades;
• Incentivo à criação de novas agroindústrias;
•Continuidade e possível melhora nos incentivos aos produtores que fazem silagem com maquinário próprio e conforme a venda no talão do produtor;
•Sequência aos cursos de aperfeiçoamento e orientação aos produtores rurais;
•Motivar a diversificação de produção, visando à possibilidade do surgimento de microempresas ou agroindústrias familiares que processem e manufaturem a produção, agregando valor comercial;
• Intensificar ações entre agricultura e EMATER;
• Possibilitar novas variedades de sementes de milho e forrageiras, além de incentivar novas culturas para diversificarmos a produção como árvores frutíferas, erva-mate e demais variedades viáveis adaptáveis ao nosso relevo e clima;

 

 

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news