Política

Principais conquistas nos seis meses de gestão de Odair Rossetto em Guaporé

Política - 09/07/2025 11:22
Prefeito de Guaporé, Odair Rossetto - Foto: Simone Bigliardi
Política - 09/07/2025 11:2209/07/2025 11:22

O prefeito de Guaporé Odair Rossetto completou seis meses de mandato e cita as principais conquistas deste período. “Conseguimos alinhar a casa deixar do nosso jeito, toda gestão nova precisa se inteirar de tudo que está acontecendo, e nesse sentido conseguimos fazer algumas trocas importantes de concursados, onde julgamos que possam produzir mais. Na saúde evoluímos bastante, compramos com recursos próprios uma van nova, estamos conseguindo levar todos pacientes que necessitam de atendimento fora do município. Ainda temos algumas cirurgias na fila de espera, mas estamos fazendo muitos pedidos e estão nos atendendo com emendas, por isso já conseguimos diminuir a fila e até final do ano pretendemos praticamente zerar essa fila de cirurgias”.
O líder municipal destaca também a conclusão de diversas obras que estavam em andamento. “Assumimos a prefeitura com uma média 40 obras em andamento, já estamos finalizando praticamente todas, tem algumas que estão pendentes, mas é porque as empresas ganham a licitação e não entregam no prazo. Entre as que se destacam estão a conclusão dos quatro quilômetros de asfalto em direção a Anta Gorda, o Distrito Industrial em execução, na Linha Britola conseguimos concluir o asfalto até o britador, também estamos em fase de conclusão do asfalto na Linha Quinta. Todas essas obras atrasadas conseguimos dar uma boa evolução. O ginásio do Pró Morar iniciamos o fechamento. Além disso, estamos completando seis meses com um quilômetro e seiscentos metros de tubulação trocados no centro da cidade, também arrumamos diversas ruas que estavam com o paralelepípedo danificado, 80% dessa demanda já conseguimos atender”.
No interior o acesso foi a principal demanda do semestre. “Tínhamos locais que estavam obstruídos, hoje temos acesso a todas as localidades, propriedades e lavouras. Temos 700 quilômetros de estradas seguimos fazendo a manutenção. Estamos fazendo troca de tubulações no interior e reforçando a base para que tenhamos melhores estradas. Além disso,  queremos avançar com o asfalto, já temos projetos, para dar continuidade a pavimentação no interior. E no setor primário também estamos com programa de melhoramento genético para o gado leiteiro. E mais horas máquinas para o agricultor”.
Na parte de eventos, cultura e turismo o município está bem movimentado. “No esporte estamos fazendo quatro vezes mais eventos com o mesmo recurso, promovemos diversos eventos culturais, turísticos trouxemos a primeira taça Guaporé com a participação de oito grandes times do Brasil, tivemos a Noite Cultura, evento de Páscoa praticamente todo o final de semana nosso município tem programação. Com isso, estamos conseguindo movimentar Guaporé, e isso está se refletindo nos hotéis e restaurantes sempre lotados”. 
O Autódromo Internacional de Guaporé também está no foco da Administração Municipal. “Recebemos recentemente verbas para aquisição de ambulância e também para a reformulação da área de escape da curva 2. O projeto turístico para a reformulação da área de box e da torre é de R$ 12 milhões, estamos em tratativas bem avançadas com o secretário de turismo de Estado, Ronaldo Santini, acredito que logo deva sair essa verba para recolocarmos o nosso autódromo no lugar que merece, entre os grandes do país”. 
Já o Aeródromo foi conquistado a homologação este ano. “Nossa ideia é termos um transporte mais ágil e seguro para a saúde. Além disso, estamos trabalhando para fazermos o asfaltamento da pista, para conseguirmos trazer uma linha área de voo doméstico, já nos solicitaram a viabilidade de sermos ponte área Vacaria – Guaporé – Porto Alegre”.
“O Cristo Redentor recebeu a verba para a construção do Mirante de Vidro e essa obra será realizada em breve, além disso, já estamos retirando as antenas do Morro para tornar o lugar ainda mais bonito”.
Entre as principais metas do governo de Rossetto está uma obra grandiosa para evitar o transbordamento do Arroio Barracão no centro da cidade. “Elaboramos um anteprojeto que prevê um investimento em torno de R$ 65 milhões e estamos apresentando nas esferas Estaduais e Federais. Já fomos para Brasília na Casa Civil, também apresentamos para os senadores e deputados, e para representantes do Estado. Precisamos dessa verba para darmos a solução definitiva para o nosso arroio, para que as pessoas atingidas possam descansar e ter seus imóveis valorizados, hoje estamos, a cada chuva, com essa dor de cabeça a cada chuva. A solução que estamos apresentando, é a construção de um túnel que vai evacuar o excesso da água, ele atravessa pelo centro da cidade em uma profundidade maior passando por debaixo dos prédios, com uma extensão de 3,2 quilômetros. O túnel vai recolher em dois pontos de emboque, um próximo ao parque de máquinas, e o outro é a água que vem do Cristo, a coleta será feita atrás da Protege, próximo ao local conhecido como a ponte do Possamai. Com a obra pronta, quando tivermos uma chuvarada, o arroio vai captar apenas a água originada dentro da cidade, toda a água que vem do interior vai escoar através do túnel, e lá no final, depois de passar toda a cidade volta a se juntar ao arroio.  A nossa expectativa é que consigamos esse valor, pois aonde apresentamos estamos recebendo bom retorno, acredito que vamos conseguir aporte para fazer essa obra importantíssima para Guaporé”. 

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news