Em março de 2023 a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que Encantado possuía 58% dos casos de dengue no Estado, naquele momento eram 259 registros no município. Por isso, é muito importante que toda a população fique alerta. Essa é uma época em que os mosquitos começam novamente a aparecer, e se não for controlado, pode-se ter uma nova infestação.
Nesse sentido, a Secretária de Saúde e Meio Ambiente de Encantado informou que está realizando continuamente várias ações de prevenção da dengue no município. Entre elas o monitoramento de pontos estratégicos que são locais identificados como de alto risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o vetor da Dengue. Isso pode incluir áreas onde há um acúmulo de água parada, que serve como criadouro para os mosquitos.
Além disso, as agentes de saúde estão fazendo visitas nas residências para educar a população sobre medidas preventivas e identificar e eliminar possíveis criadouros de mosquitos. O município está pulverizando fluodora em áreas específicas para reduzir a população de mosquitos. E instalando ovitrampas que monitoram a presença e quantidade de mosquitos através da coleta de ovos, que ajudam a identificar áreas de surto.
Agentes de endemias realizam visitas às escolas para passar orientações. Isso ajuda a conscientizar os alunos sobre a Dengue, suas causas, sintomas e medidas de prevenção. E a região Alta do Vale conta com um Laboratório de Epidemiologia que faz a análise rápida e eficiente das larvas coletadas, o que auxilia na identificação precoce dos focos de Dengue e permite uma resposta mais ágil.
Mesmo assim, há locais em Encantado com incidência do Aedes aegypti principalmente na Barra do Jacaré e no bairro Santo Antão. A ajuda da população é fundamental para que não ocorra novamente uma infestação. É preciso manter caixas d’água tapadas e eliminar qualquer recipiente que fique água parada.
A nível Brasil os números de dengue são alarmantes, sendo 2024 o pior ano para combater o Aedes aegypti, até o momento. A chegada de dias mais quentes e com previsão de chuvas de verão são o cenário ideal para a proliferação do mosquito da dengue.
APLICAÇÃO DE BTI CONTRA O MOSQUITO BORRACHUDO
Além dos mosquitos da dengue, já é possível perceber um aumento significativo do mosquito borrachudo. Conforme a secretaria no meio ambiente de Encantado, o município já iniciou a aplicação do BTI nos arroios e córregos para diminuir a quantidade de larvas. Conforme cronograma passado pelo Município, na próxima segunda-feira (28) será aplicado o BTI no Bairro Lambari e Santa Clara. Moradores podem solicitar a aplicação junto a secretaria do meio ambiente.