“Um momento histórico”. Assim definiu o presidente da Associação Amigos de Cristo, Robinson Gonzatti, ao celebrar a inauguração oficial do Complexo do Cristo Protetor de Encantado, ocorrido neste domingo (06).
Na presença de autoridades religiosas e políticas como a do governador Eduardo Leite e sua comitiva, doadores que auxiliaram nos custos da obra, comunidade em geral e imprensa, a área de 14,3 mil metros quadrados foi apresentada ao mundo durante cerimônia, que contou com a Missa de Acolhimento conduzida pelos Cardeais Dom Jaime Spengler e Dom Silvano Maria Tomasi, enviado especial do Papa Francisco ao Rio Grande do Sul.
Em seu pronunciamento, o diretor do complexo, fez um agradecimento especial a todos que contribuíram para a construção do monumento e, também, aos que se doaram na reconstrução da cidade após as catástrofes climáticas. “Ser devoto é doar-se. E quanta caridade recebemos no momento em que mais precisamos. A fé e a devoção nos socorreram nos dias mais difíceis. Hoje fica o sentimento de gratidão e felicidade”, concluiu Robinson.
Consolidado como um dos principais pontos turísticos religiosos do Brasil, o monumento localizado no Morro das Antenas já recebeu milhares de visitantes de cerca de 60 países. O complexo conta com Capela de Vidro; Fonte dos Apóstolos; Caminho dos Salmos; Fonte das Oito Bem-Aventuranças; Monte das Oliveiras; Oliveira Centenária; Placa dos Doadores; Mirante da Cidade e Velário.
Já a estátua, projetada pelo cearense Markus Moura, mede 43,5 metros de altura e pesa 1.712 toneladas. Com características únicas e que emana espiritualidade, o escultor optou por um rosto com aspecto mais jovial, representando os 33 anos de Cristo, além de possuir os braços curvados, transmitindo a sensação de estar abraçando o Vale. O trabalho de esculpir os braços e a cabeça foi feito artesanalmente no solo, utilizando ferramentas simples, como colheres para os detalhes faciais.
“É de extrema felicidade saber que a minha obra está contribuindo para o desenvolvimento do estado através do turismo religioso. Agradeço meu pai que é minha maior inspiração e todos que abraçaram essa causa. Eu amo o Rio Grande do Sul e estou impressionado com a força que o povo gaúcho possui”, destaca Moura.
A cerimônia prosseguiu com o espetáculo "Ópera Gaúcha do Cristo Protetor" e Orquestra Sinfônica de Gramado, além de artistas gaúchos. Logo após foi realizado o descerramento da faixa inaugural e abertura para visitação do público.
Serviço
Dias de visitação: Terça-feira a domingo. Segunda-feira, fechado.
Horário: Das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Os moradores de Encantado poderão visitar gratuitamente o Complexo do Cristo Protetor entre os dias 6 e 21 de abril, mediante apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), com selo/carimbo municipal. Posteriormente a este dia, o bilhete para o acesso custará R$ 30,00 para adultos, acima de 60 anos e moradores de Encantado R$ 15,00 e crianças de até 12 anos não pagam.