01/10/2025 16:15O prefeito de Roca Sales Jones Wünsch (Mazinho) está a frente do Executivo de Roca Sales por nove meses. Nesse período várias obras e projetos estão acontecendo para a melhoria da vida dos rocasalenses que foram muito atingidos pelas catástrofes climáticas.
INFRAESTRUTURA
“Inicialmente quisemos dar uma cara nova para o centro com pequenas ações como a pintura do meio fio, a cidade bonita florida, arrumamos canteiros praças e estamos ainda fazendo para recuperar a confiança dos comerciantes e nossa população, hoje quem vier para Roca Sales já vai ver um ambiente muito melhor. As grandes obras que vão iniciar nos próximos dias, são obras de infraestrutura e preparação para uma nova catástrofe, que caso ela ocorra seus efeitos sejam minimizados. Nesse sentido a principal é a obra da ponte na Rua General Daltro Filho entre a BRF e o Curtume Bom Retiro. Durante a obra os caminhões terão que passar pela 21 de Abril e os carros pequenos terão um acesso lateral. Na última semana foram concluídas a sondagem do solo e os ajustes na tubulação. E nesta semana foi dado o próximo passo que é a construção do acesso para os carros e depois escavações, maquinários no trecho e a construção de murros de gabião. A obra iniciou nos primeiros dias de outubro, as vigas da ponte serão produzidas na sede da empresa Traçado em Erechim e virão para Roca Sales prontas, para serem montadas. A previsão de término da obra é para março de 2026.
Outra obra de infraestrutura, que está concluída é na Rua 31 de Março onde os condutores já passam pelo novo asfalto do Pavimenta 1, essa era uma avenida que estava em péssimas condições e que conseguimos recuperar”.
ASFALTOS
Nos últimos dias a tão sonhada conclusão da pavimentação asfáltica entre Roca Sales e Colinas pela ERS 129 teve uma grande notícia com a assinatura da ordem do início das obras. O trecho já está recebendo maquinários. “A projeção é que as obras iniciem em Roca Sales em direção a Colinas. A colocação de base e asfalto em cerca de seis quilômetros tem prazo de conclusão de 18 meses e deve ser finalizada até no máximo fevereiro de 2027 que é o prazo final para os recursos repassados pelo Fundo Rio Grande (Funrigs). Além disso, conforme anunciado pelo Governo do Estado, todo o trecho de Estrela até a Polícia Rodoviária Estadual de Encantado irá receber a recuperação da pavimentação”.
Asfalto em direção ao município de Santa Tereza que faz parte da Rota do Pão e do Vinho. “Essa via está com máquinas na comunidade de Morige para fazer um trecho de 2,8 quilômetros. A empresa ConcrePrata que tem o contrato de execução da obra entrou com pedido de aditivo de valores, porque as intervenções agora são maiores em virtude das cheias que modificaram significativamente o terreno. O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER) aprovou o aditivo e a empresa retomou o trabalho no trecho. Após essa etapa faltarão ainda 13 quilômetros, e a Associação dos Municípios do Alto do Vale do Taquari (AMAT) e os prefeitos da região estão juntos se mobilizando, agradeço muito esse apoio, agora vamos tentar essa obra através do Funrigs”.
Tão importante quanto, temos cadastrados no Programa Proner do Governo Federal o asfalto que liga Roca Sales a Coronel Pilar, para a pavimentação dos cerca de oito quilômetros em nosso território. O prefeito de Coronel Pilar Ivan Agatti também está trabalhando para viabilizar a pavimentação no território deles. Já existe uma grande mobilização, não só dos dois municípios, mas de empresários e lideranças políticas da Serra que querem tornar essa uma Rota Turística Religiosa que sairia do Santuário de Caravaggio em Farroupilha, passando por Garibaldi, Coronel Pilar, Roca Sales chegando no Cristo Protetor em Encantado”.
HABITAÇÃO
“Adquirimos recentemente três terrenos no Loteamento Sete de Setembro para fechar o programa da Caixa de 50 casas onde a entidade repassa o valor e o Município constrói as moradias, nossa contrapartida era dar as áreas de terra. Temos também uma portaria no Ministério das Cidades de 242 unidades habitacionais que já estão confirmadas. E também assinei um convênio com o Estado de mais 49 residências no Loteamento da Nelci Schneider. Além disso, tem o Programa Compra Assistida da Caixa que dá R$ 200 mil para o beneficiário adquirir seu imóvel, em Roca Sales são 198 pessoas contempladas e cerca de 42 assinaram o contrato. A dificuldade é de imóveis nesse valor, mas temos empresas do setor imobiliário se mobilizando para construir moradias que se enquadrem. Acredito que logo teremos várias habitações novas e seguras para a toda a nossa população. Nós temos um déficit de 530 casas, estamos trabalhando para fechar esse número. Temos cerca de 500 casas garantidas e temos mais cadastradas.
A ideia é também trazermos algumas pessoas de volta a Roca Sales, porque as empresas precisam de muita mão de obra. E temos excelentes notícias nesse ramo, porque uma das grandes empresas que já está aqui instalada irá investir, a partir do próximo ano, mais de R$ 10 milhões na sua sede para ampliar a produção. E essa empresa precisa de mais mão de obra, e as pessoas precisam ter seu lugar para morar. Estamos trabalhando para suprir a demanda”.
SAÚDE
“Contratamos mais profissionais para atuar nos postos, um exemplo e a médica, que está atendendo 20h no Posto de Saúde do Loteamento Sete de Setembro. Também contratamos uma fonoaudióloga para atuar junto a secretaria da saúde e educação na questão das crianças autistas. Tivemos a reforma do hospital Roque Gonzalez que foi todo remodelado, onde estamos contratando uma empresa para vir prestar o serviço de imagem. Estamos com a construção do Posto de Saúde na Linha 21 de Abril. E temos os recursos garantidos para obras no Posto de Saúde Central, e no Posto de Saúde Sete de Setembro”.
EDUCAÇÃO
“Temos a área da Escola de 12 Salas, que hoje tem apenas os pilares no Bairro Batingão. Recentemente estive reunido com a secretária estadual de educação Raquel Teixeira, estamos negociando para quem sabe o Município ceder uma parte do terreno ao Estado para a construção da Escola Padre Fernando e em contrapartida o Estado irá construir uma Escola Municipal para nós e o Ginásio de Esportes compartilhado. A ideia é termos um complexo educacional onde as séries iniciais serão por conta do Município e as finais pelo Estado no mesmo terreno”.
EVENTOS
“Fizemos alguns eventos no início do nosso mandato convidando a população para estar conosco. Tivemos show dos Serranos, palestras importantes para reforçar os vínculos, tivemos eventos esportivos de ciclismo, do futebol de base. Ocorreu a retomada do desfile Cívico de 7 de Setembro com as escolas, entidades, e empresas participando. E o grande evento deste ano, foi a retomada da Semana Farroupilha com muitas atrações e com uma participação massiva da nossa população e de cidades vizinhas. Mas conseguimos fazer isso tudo porque estamos fazendo gestão, investimos na cultura e lazer, mas temos que ter esses recursos disponíveis. A partir de agora todos os meses teremos algum evento no mês em outubro terá a rústica em alusão ao Outubro Rosa em parceria com a Liga de Combate ao Câncer, em novembro vamos retomar a gincana de Roca Sales, em dezembro teremos o Natal em parceria com a CIC, nossa ideia é termos uma atração e fazer o calçadão deixando nosso comércio aberto até mais tarde. Tudo isso é para a nossa população resgatar a alegria e a autoestima. E em março do ano que vem teremos de volta a nossa grande feira a Fecarpa e ExpoRoca”.