Entre os 90 integrantes das três turmas estão delegados, associados, gerente, supervisores e equipe técnica
Com o objetivo de fortalecer a gestão e a governança cooperativista, a Cooperativa Dália Alimentos, em parceria com o Sistema Ocergs/Sescoop, deu início a três novas turmas no Curso para Liderança. As aulas, que iniciaram no dia 11 de março e seguem até julho, estão sendo realizadas na sede do Sicredi Região dos Vales, em Encantado (RS). Ao todo, são 90 participantes, entre associados, delegados, gerente, supervisores e equipe técnica, envolvidos na formação das três turmas.
O curso é realizado pela Longevisar e aborda temas como cooperativismo, sociedade cooperativa e planejamento estratégico, com o intuito de aprofundar o conhecimento dos participantes acerca dos princípios e práticas que regem o sistema cooperativo. A formação é ministrada por Ademar Schardong, profissional com vasta experiência no setor, formado em Administração e Direito, mestre em Direito Societário e atuante no cooperativismo de crédito no Rio Grande do Sul.
Expansão da formação
Segundo o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, após a primeira turma formada pela Direção, Conselheiros de Administração e Fiscal, a formação foi ampliada para Delegados, Gerentes, Supervisores, Encarregados e área técnica. “Após concluirmos o curso, ainda em 2023, percebemos a necessidade de outros grupos participarem da formação e, por isso, ampliamos a oportunidade para outros grupos estratégicos. Se trata de estender essa capacitação a mais líderes, tanto do quadro social quanto do quadro de colaboradores. O curso reforça os conceitos e princípios fundamentais de uma sociedade cooperativa, algo ainda mais relevante diante da declaração da ONU, que instituiu 2025 como o Ano Internacional do Cooperativismo”, destaca Piccinini.
Impacto na liderança
O dirigente ressaltou que os participantes do curso, tanto os que concluíram quanto os que estão em formação, são agentes de influência dentro da cooperativa. “Esses líderes impactam diretamente aqueles que estão ao seu redor. Por isso, as aulas ajudam a nortear decisões cotidianas, alinhadas aos sete princípios do cooperativismo e à Lei 5.764/71, que rege as cooperativas. É essencial revisitar esses conhecimentos para compreender o que realmente diferencia uma cooperativa de outros modelos de sociedade”, afirmou.
Diferente dos demais empreendimentos
Entre os participantes, o Analista Técnico de Desenvolvimento do Cooperativismo no Sistema Ocergs, Natan da Silva Ramos, que representou a instituição, ressalta a relevância dessa formação. “A sociedade cooperativa é diferente dos demais empreendimentos de mercado, e, por isso, é fundamental que os cooperados e as lideranças da cooperativa tenham um conhecimento teórico aprofundado, aliado à prática do cotidiano da Dália Alimentos. Dessa forma, conseguem melhorar as práticas internas e a relação com a sociedade em que estão inseridos, fortalecendo cada vez mais os valores e princípios cooperativistas, que são nosso diferencial nos contextos econômico e de mercado”, pontua Natan.
Clareza do que é uma cooperativa
O Delegado Gilmar Tonus, de Vista Alegre do Prata, associado da Dália há cerca de três décadas, enfatiza a relevância do curso. “Tanto os conteúdos quanto a metodologia são muito importantes. Acredito que todos os associados deveriam participar, pois tudo o que o professor aborda sobre gestão e governança pude relacionar com os quatro anos em que fiz parte do Conselho de Administração”, comenta Tonus.
Além disso, Gilmar ressalta que todo o quadro social precisa ter clareza em relação aos conceitos do cooperativismo. “Penso que todos os associados devem inteirar-se do que é o sistema cooperativo, conhecendo com clareza seus direitos e obrigações. É fundamental ter a noção de que nós, associados, somos os responsáveis pela cooperativa, tanto em momentos de crescimento quanto em situações de adversidade”, conclui.