Dando prosseguimento ao projeto Re-destina, iniciado em setembro, a Justiça Federal do RS (JFRS) doou, no dia 21 de dezembro, quatro veículos, dois para Encantado e dois para Roca Sales. Na sexta-feira (22) foi a vez da Delegacia Regional de Lajeado receber diversos móveis, que auxiliarão na retomada das atividades, após as enchentes do rio Taquari.
O vice-diretor do Foro da JFRS, juiz Fábio Dutra Lucarelli, e a diretora da Secretaria Administrativa, Ana Paula Amaral da Silva Hollas, realizaram a entrega simbólica dos veiculos, mediante assinatura dos termos de doação, acompanhados da diretora da divisão de Infra-estrutura da JFRS, Dirce Helena Pinto Sancandi. Os veículos serão buscados em Porto Alegre, por servidores dos dois municípios.
Em Encantado, o recebimento coube à secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, e ao coordenador da Defesa Civil, Roberto Pretto, na presença do chefe de Gabinete do Prefeito, Caetano Turatti, e do assessor de imprensa municipal, Everaldo Lang. “Com toda a demanda das enchentes, tem sido muito corrido levar medicamentos para todos os cantos do município, sem falar nas pessoas atendidas pelo CRAS, eles são muito vulneráveis e precisamos carregá-los de carro entre um atendimento e outro, e estes veículos serão de grande ajuda”, comentou Pretto.
Já em Roca Sales, a secretária de Saúde e Assistência social, Raquel Oestreich, foi incumbida do recebimento. Ela relatou que todo o térreo e mais uma parte do primeiro andar do Hospital Roque Gonzales foram danificados, afetando todos os equipamentos de suporte hospitalar. “Estes carros serão, literalmente, uma mão na roda, desde as diligências municipais do dia-a-dia até as idas ao interior; nosso interior é muito grande, e nossa equipe de saúde mental precisa rodar todo este interior, pois estas famílias que perderam tudo, além do dano material, eles têm toda uma carga emocional muito pesada, e precisam ser visitados e escutados” acrescentou Oestreich.
No dia seguinte, a comitiva da JFRS realizou a entrega oficial dos itens de mobília, na Delegacia de Polícia Regional de Interior (19ª DPRI), em Lajeado, às delegadas Shana Luft Hartz, titular daquela delegacia, e Márcia Bernini Colembergue, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, estando também presentes a delegada Dieli Caumo Stobbe, de Arroio do Meio e o delegado Juliano Stobbe, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Com a ajuda de agentes e escrivães, foram descarregados e entregues 46 itens de mobília, entre estações de trabalho, armários, cadeiras, gaveteiros e outros itens.
De acordo com a delegada Shana Hartz, as atividades vêm sendo normalizadas, em parte, graças ao apoio de diversas instituições. Ainda restam 75 itens a serem entregues a esta delegacia, o que acontecerá na próxima semana.