O mês de outubro foi marcado por diversas iniciativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e, com o intuito de fazer um alerta para as mulheres, na sexta-feira (27) o Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado, realizou o evento "Vamos falar sobre Outubro Rosa?".
O bate-papo ocorreu no Auditório do Plano de Saúde São Camilo e contou com a presença da médica radiologista da Casa de Saúde, Dra. Fernanda Jornada, e das técnicas em radiologia Camila Marchetti e Carine Buffon Fachini. As profissionais esclareceram pontos importantes sobre cuidados e hábitos para prevenção, a necessidade do autoexame e da mamografia na saúde da mulher.
A radiologista Dra. Fernanda Jornada valorizou a realização da Campanha Outubro Rosa. "É uma ação que deu muito certo e tem impactado positivamente no diagnóstico precoce. Deu tão certo que outros meses de alerta acabaram surgindo, como Setembro Amarelo, Novembro Azul. Muitas mulheres deixam de fazer seus exames ao longo do ano e lembram nessa época", disse, alertando ainda que o câncer de mama é o segundo com maior incidência e o segundo em número de mortes.
A abordagem também envolveu explicações sobre a realização da mamografia, idade para começar a fazer o exame, como ele é realizado e o diferencial do aparelho utilizado no HBST. "O mamógrafo digital disponível aqui na Casa garante mais qualidade no atendimento às pacientes, sobretudo, pela precisão e clareza das imagens em alta definição durante a realização dos exames de mamografia, contribuindo para um diagnóstico mais assertivo e de qualidade. Além disso, o mamógrafo conta com a estereotaxia digital, instrumento capaz de localizar especificamente a área da mama que passará por biópsia", afirmou a médica.
A assistente administrativa do HBST, Marilene Daltoé, falou da importância de promover a tarde de conversa e destacou que a ideia é alertar sobre a prevenção e necessidade da realização dos exames para o diagnóstico precoce.
A vice-presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Sônia Cé, destacou que a prevenção é sempre o melhor caminho. "Outubro é um mês de muitas atividades voltadas ao alerta e à prevenção do câncer de mama e momentos de conversa como esse são fundamentais tanto para nós como Liga, pois também orientamos e conversamos com muitas pessoas, como também para as mulheres da comunidade", salientou.
O evento reuniu 45 mulheres e as doações recebidas como ingresso foram entregues para a Liga Feminina de Combate ao Câncer.