SOS HABI" />
SOS HABI"/>
SOS HABI">

Geral

Estou sempre presente no intuito de buscar o melhor para a Comunidade

Geral   - 12/03/2025 14:09
Presidenteda ACI-E Raquel Cadore
Geral   - 12/03/2025 14:0912/03/2025 14:09

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACIE) Raquel Cadore, tem uma forma bem presente de estar envolvida nas demandas da cidade e região. Essa é uma característica própria que vem ganhando notoriedade. “Cada presidente da Acie, contribui com algo importante para o associativismo. Quando entrei na diretoria como presidente foi para contribuir, e não tem como dar minha contribuição se eu não estiver presente, não entender realmente tudo que está acontecendo. Acredito que para conseguir melhores relações e conexões é preciso estar realmente presente, e essa é uma característica minha. A ACIE é uma entidade representativa dos empreendedores, mas também de toda a comunidade e é isso que busco quando estou em reuniões, audiências lutando pelas demandas da nossa cidade e região". 

SOS HABITAR
O Projeto de Habitação para famílias que perderam suas moradias nos desastres climáticos e não se enquadram nos benefícios do Governo foi criado e está sendo liderado pela ACIE. “Nos primeiros dias pós cheias percebemos a necessidade de atender essas famílias que são trabalhadoras e acabaram perdendo suas residências. E essa já era uma demanda apontada pelo Prodel, a da falta de moradias para a mão de obra das nossas empresas. Hoje estamos na fase de finalização da montagem da estrutura dos dois blocos (prédios) e já contratamos uma empreiteira para fechar os blocos e fazer os acabamentos. Até o fim deste ano projetamos finalizar um prédio com 19 moradias. Para o segundo bloco, precisamos de mais doações de dinheiro ou material para concluir. Essas construções são no Bairro Lambari em uma área que a SOS Habitar adquiriu. O projeto total é de cinco prédios com 19 moradias cada, mas para a construção dos outros três prédios, estamos vendo terrenos, ganhamos uma área da prefeitura, mas há uma questão de inviabilidade de solo”.  
Ainda conforme a presidente da ACIE as doações podem ser de qualquer valor através do site: https://soshabitar.com.br/#doar

PEDÁGIOS, PONTES E ACESSOS
A Acie está envolvida há bastante tempo na questão dos pedágios. “Essa é uma demanda que a nossa cidade luta a muito tempo. Junto com outras entidades conseguimos suspender o primeiro leilão da concessão. Precisamos de estradas seguras com fluidez, a nossa briga é por uma tarifa justa por quilômetro rodado. Acredito que estamos evoluindo, temos a diretoria de infraestrutura e logística com o Luciano Moresco e o conselheiro Gilberto Piccinini que participam intensamente junto ao Estado defendendo nossos pedidos. O plano de concessão já foi aprovado pelo Estado, não temos a opção de querer ou não pedágio, por isso, estamos seguindo de perto essa demanda para que dessa vez as tarifas venham acompanhadas das obras de duplicação, de viadutos, elevadas e outras melhorias. Um passo muito importante foi incluir um Conselho de Usuários que estará junto nas negociações durante os anos de concessão, porque o que temos que evitar é que continuemos pagando sem essa contrapartida de obras”. 
Na questão das pontes a CIC Regional está à frente desta demanda, “na pessoa do Angelo Fontana. Em Encantado teremos no dia 16 de março a entrega simbólica da ponte na comunidade de Palmas. Percebemos que com todos esses episódios que tem muita gente querendo colaborar e a iniciativa privada tem outro tempo, então conseguimos aproveitar a credibilidade e a força do associativismo para colocar em prol das comunidades”. 

DEMANDAS DAS EMPRESAS
As maiores demandas que as empresas levam para a ACIE são relacionadas a questão de qualificação de mão de obra e representatividade. “Estamos oferecendo cursos em parceria com a Univates, um deles é liderança de chão de fábrica, esses cursos puderam ser disponibilizados graças a uma verba do então vereador Roberto Salton em 2024. Além disso, a questão de representar em temas de interesse comum como os pedágios, nos é muito solicitado pelos empresários".  

30 ANOS DA SUINOFEST
A maior feira gastronômica do Vale do Taquari retorna em 2025. “A Suinofest será realizada nos dois primeiros finais de semana de junho, na sexta, sábado e domingo. São 30 anos da Suinofest, 150 anos da Imigração Italiana então já começamos as divulgações, reservas dos ingressos para as agências e a comercialização para o público iniciará nos próximos dia. Estamos planejando novidades, como a mudança do layout na parte externa da feira, teremos a avenida da imigração, e na parte gastronômica também haverá novidades”.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news