Geral

Coral Vida e Canto finaliza turnê em comemoração aos 25 anos

Geral   - 28/08/2025 15:28
Geral   - 28/08/2025 15:2828/08/2025 15:28

Um dos conjuntos culturais mais tradicionais de Encantado, o Coral Vida e Canto celebrou 25 anos de história no último ano. Para marcar as bodas de prata, o grupo realizou uma série de apresentações que percorreram diferentes cidades.

Além de Encantado, os espetáculos chegaram a Vespasiano Corrêa, Imigrante, Capitão e Bom Retiro do Sul. As apresentações foram marcadas por 12 músicas, resultado de meses de ensaios e preparação. O projeto contou com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio das empresas Baldo S.A. e Goemil, e realização da Associação Coral Vida e Canto e do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

Experiências únicas

Em cada município, o coral deixou sua marca. Na primeira apresentação, na cidade de Encantado, o coral comemorou seu aniversário, lotando o auditório Itália da Prefeitura Municipal. Em Capitão, emocionou durante o Dia dos Avós, reunindo famílias inteiras. Em Bom Retiro do Sul, integrou a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de combate à violência contra a mulher. Já em Imigrante e Vespasiano Corrêa, encantou plateias em encontros comunitários, envolvendo crianças, idosos e autoridades locais.

Para a presidente do grupo, Marisa Schuh, cada apresentação representou um esforço coletivo recompensado pelo retorno do público: “Este ano foi muito especial, pois completamos 25 anos de cantos e coreografias. Nosso trabalho foi constante e da plateia sempre vinham os aplausos que nos mostravam que tudo valeu a pena", compartilhou.

As integrantes relatam a emoção de viver a primeira turnê. Para Rosane Bagatini, que também já foi presidente do coral, a experiência é sinônimo de aprendizado: “Foi um momento maravilhoso, de aprendizagem, comprometimento e alegria. Acredito que deixamos uma linda mensagem de otimismo a todos os lugares onde passamos. Só temos a agradecer", disse.

Já Dinoráh Christ, integrante desde 2015, relembra um episódio em Vespasiano Corrêa que resume a conexão com o público: “Lembro de uma menininha que acompanhou a nossa música com palmas, contagiando todo o público. É isso que faz a diferença: ver nas crianças que estamos no caminho certo. No final, os aplausos e abraços aqueceram nossos corações”, comentou.  

Com mais de duas décadas de dedicação, Leine Werner descreveu o desafio de encarar espetáculos completos: “Nos encontros de coros apresentamos duas ou três músicas, mas no show tivemos que manter o público atento por uma hora. Foi um grande desafio, mas que nos gratificou muito e nos fez crescer", enfatizou.

Rede de apoio e trabalho coletivo

Ao longo dos 25 anos, o Coral Vida e Canto tornou-se uma rede de amizade onde as integrantes se apoiam mutuamente e compartilham a paixão pelo canto. Com o sucesso da turnê comemorativa e o carinho recebido nas cidades por onde passou, o grupo se prepara para novos desafios mantendo os ensaios semanais que acontecem durante as tardes de terça. Desde 2011, as 25 vozes são regidas pelo maestro Gerson de Souza, responsável por conduzir um repertório que transita entre o popular, o sacro e clássicos nacionais e internacionais.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news