Em maio de 2024, o curso de Gastronomia da Univates celebrou uma década de existência, durante a qual formou 64 profissionais. Desde sua criação, o curso se consolidou como uma referência no Vale do Taquari, oferecendo uma formação que vai além da cozinha, integrando gestão, cultura alimentar e reflexão teórica.
Segundo a coordenadora do curso, professora Fernanda Scherer Adami, a área de Gastronomia ainda é relativamente nova no Brasil, o que influenciou a composição inicial do corpo docente com professores mais técnicos.
“Os estudantes passaram a compreender a Gastronomia como uma carreira também acadêmica, que pode ser desenvolvida por meio da pesquisa. Além da ampliação da atuação do graduado no mercado de trabalho, que busca por esse profissional por motivos que extrapolam muito o ato de cozinhar ou chefiar uma cozinha”, comenta Adami.
Ao longo desses 10 anos, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a prática da gastronomia em diversas atividades na própria universidade, como almoços e oficinas para intercambistas. Esses eventos, além de promoverem a integração por meio da culinária, proporcionam um espaço de comunicação intercultural, utilizando a comida como uma linguagem universal. Além das práticas, o curso incentiva o desenvolvimento teórico-reflexivo, preparando os estudantes para um mercado cada vez mais exigente e dinâmico.
A professora Fernanda também ressalta a importância do curso para o setor de hotelaria, bares e restaurantes da região. “O mercado atual pede um profissional que consiga transitar por todos esses conhecimentos e contribuir na área de forma integral”, afirma.
Bruna Sehn, diplomada do curso e atualmente atuando no ramo de eventos, escolheu a Univates por vários motivos. “A proximidade com a minha casa, principalmente, mas também a grade curricular, professores e a infraestrutura da Univates”.
Durante sua formação, Bruna destaca a qualidade dos professores. “Tive professores incríveis, não apenas pela forma de ensinar, mas pela imensa bagagem de experiências que eles tinham para compartilhar com os alunos. Em especial, Naty Knorr e Deise Sterque, que, com certeza, contribuíram muito para a minha formação.”
Bruna também lembra das atividades extracurriculares das quais participou, como almoços para intercambistas, aulas inaugurais, palestras e a Feira de Cursos. Ela destaca ainda sua participação no Sirha SP 2018, um evento importante sobre as tendências do mercado gastronômico. “Consegui absorver muitos conhecimentos por meio das muitas experiências que vivi na universidade, os quais hoje aplico no meu trabalho.