Após a suspensão inicial das atividades acadêmicas e, depois, a flexibilização dos componentes curriculares para o formato híbrido em 2024A em função da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale do Taquari - Univates informa que o semestre 2024B, com início em 5 de agosto, será exclusivamente presencial para todas as disciplinas de cursos presenciais (graduação, pós-graduação ? lato e stricto sensu ? e cursos técnicos). O curso de Medicina observará as mesmas orientações, com o semestre iniciando em 19 de julho.
Para embasar a decisão, a Instituição realizou um estudo cuidadoso dos componentes curriculares ofertados no semestre 2024B por dia da semana e também da procedência de estudantes por cidade, bem como das rotas de acesso ao campus da Univates a partir de diferentes pontos.
Nesta direção, não haverá mais virtualização e hibridização das aulas no semestre 2024B. A Instituição entende que as condições excepcionais de logística que se impuseram à região do Vale do Taquari estão, aos poucos, sendo superadas, de forma que já é possível para a maior parte dos estudantes nos diferentes níveis de ensino o retorno presencial à Universidade.
Estudantes que não tenham condições de assistir às aulas devem encaminhar um protocolo de Tratamento Acadêmico Excepcional (TAE) Calamidade 2024B, específico para o segundo semestre de 2024, informando sua situação. O protocolo pode ser aberto na Plataforma Univates. Aqueles que abriram protocolo similar em 2024A devem realizar um novo registro no sistema acadêmico. Os professores serão responsáveis por administrar o acesso aos conteúdos para esses estudantes via ambiente virtual de aprendizagem, assim como pela organização das atividades avaliativas no período.