17/09/2024 15:52Por: Ilca Truccolo, equoterapeuta, pedagoga, neuropsicopedagoga, especialista em intervenção ABA e mãe atípica.
O cavalo como agente promotor de saúde não é recente na história da humanidade, por volta de 400 anos A.C, o filósofo Hipócrates, considerado o pai da medicina, fez referências a equitação para tratamento de muitas doenças, insônia e melhoria no tônus muscular.
O cavalo sempre foi um aliado do homem, nas batalhas, nas lavouras, como meio de transporte, esporte e terapêutico.
No entanto, muitos estudos científicos foram realizados ao longo dos anos, no que tange a equoterapia e equitação. Atualmente sabemos que é método cientificamente comprovado e seus benefícios são evidentes.
Na educação a equitação torna-se um aliada, para alunos com dificuldades de desenvolvimento, sem diagnóstico, sem laudo, diferente da equoterapia, que há uma síndrome ou patologia, pois auxilia diretamente no desenvolvimento das crianças e adolescentes, há melhora na concentração, atenção e memória. Ganhos significativos nas avaliações neuropsicológicas, com o aumento do desempenho escolar, nas tarefas de orientação, socialização, bem estar, linguagem, praxias e influencia verbal nas crianças e adolescentes que praticam a equitação.
Vale ressaltar, que a prática dessa modalidade traz mudanças significativas no âmbito escolar, pois a medida que dominamos um animal de grande porte, estamos envolvendo vários fatores como: estima, confiança, tomada de decisão, disciplina, emoção, respeito e empatia. Pois na equitação necessitamos de tudo isso para um bom desempenho, assim levamos para a vida.
A magia que envolve o mundo dos cavalos nos surpreende, as memórias afetivas quando estamos junto a eles ficam para sempre.
Não podemos banalizar essa terapia tão complexa, as universidades, os profissionais da saúde, educação e equitação desempenham um papel fundamental com comprometimento e seriedade a esse método para que cada vez mais se consolide e os resultados sejam positivos.
Mas vale lembrar que todo o estudo e profissionalismo não alcançarão os resultados almejados se não houver amor.