Coluna Especial

A necessidade de transformação constante no negócio – Parte 2

Coluna Especial

Por: Eduardo Pittol - Empresário

 

A necessidade de transformação nos negócios não é uma pauta nova em teoria de administração. Porém com a democratização da tecnologia da informação, essa necessidade aumentou. É nítido que os ciclos de revoluções no modo de produção e consumo estão ficando menores.
Há não muito tempo o investimento num novo produto ou serviço dava a uma empresa uma sobrevida de alguns anos. Atualmente isso não é mais realidade, pois o investimento em novas tecnologias reduziu drasticamente. Principalmente pela digitalização de tarefas que até então eram executadas apenas por seres humanos. Então precisamos entender que a transformação deve ser constante para a manutenção sustentável de um negócio. Fazendo uma analogia ao atletismo, não é uma corrida de 100m, é uma maratona. Isso torna a execução da transformação uma tarefa desgastante.
A participação da liderança do negócio é fundamental para que um processo de transformação seja efetivo. Se essas pessoas não tiverem um papel de protagonista nesse processo, a motivação de continuidade e percepção de resultados positivos são menores. São elas que possuem o maior conhecimento sobre a visão e objetivos da empresa, além de um maior conhecimento sobre o mercado em que atuam. Com isso, terão maior facilidade em guiar as mudanças necessárias ao longo do caminho.
Fazer transformação é uma atividade necessária, mas com muito risco. Minha sugestão é que comece esse processo por atividades que não possuem impacto direto no seu negócio. É uma tarefa difícil de escolher, pois em qualquer lugar que mexemos irá impactar de certa forma o negócio. Uma área bastante utilizada como piloto é a área de pessoas. Normalmente é uma área que não recebe muita atenção pela administração e cheia de oportunidades para apoiar na melhoria da qualidade da empresa. Existem oportunidades desde a contratação até a redução da rotatividade dos colaboradores. Hoje existem diversas soluções digitais que permitem a utilização de recursos que antes eram apenas disponíveis para grandes empresas. Conforme há ganho de maturidade na execução em áreas menos impactantes, vá aumentando o leque se aproximando mais de áreas de impacto. Com o tempo, naturalmente toda empresa estará em constante transformação.
Essa é a primeira parte de uma série de três textos que escreverei sobre o assunto. Nesta semana trouxe a importância do olhar para a transformação do negócio como um fator determinante para sua sustentabilidade. Na próxima semana abordarei como executar uma estratégia de inovação e avaliar o seu desempenho.

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