Agricultura

Casal retorna para investir na propriedade rural da família em Vespasiano Corrêa

Agricultura

Ricardo Girardi e Silvia Simoni casaram jovens eles residiam em Vespasiano Corrêa, mas resolveram ir para a Fronteira em busca de oportunidades. “Casamos e fomos morar na fronteira, no interior do município de Lavras do Sul. A propriedade em que morávamos ficava a 53 quilômetros do centro da cidade. Nós erámos empregados do meu tio, lá eu plantava arroz e a Silvia era dona de casa. Ficamos na fronteira por oito anos. Nesse período juntamos dinheiro e resolvemos voltar para a propriedade dos meus pais Soeli e Deoclides Girardi que plantavam fumo, soja, trigo e tinham algumas vacas de leite” lembra Ricardo.
No retorno, há doze anos, o casal resolveu comprar mais áreas de terra próximas a propriedade da família e com o tempo também arrendaram. “Voltamos para ficar perto da família, ter mais qualidade de vida e investir no que é nosso. Aqui tudo é mais prático, temos uma vida bem melhor, a própria cultura do povo é diferente. Além disso, o atendimento do Município não tem comparação, lá não existe máquina da prefeitura nem para arrumar estrada. Aqui além de termos as estradas em excelentes condições, temos muitos incentivos para seguir na propriedade, como horas máquinas, o programa que dá calcário, mais opções de sêmen para inseminar as vacas, veterinário todos os dias, inclusive final de semana. Fora isso, aqui na propriedade passamos por três anos um aperto com pouca água. E conseguimos ser contemplados num Programa de Cisterna do Município. Utilizamos essa água para abastecer o pulverizador, dar para as vacas e também para a limpeza do galpão” relata Ricardo. 
A família segue na produção do trigo, da soja, milho silagem e com as vacas de leite. Hoje são 55 animais sendo 30 em lactação, a entrega do leite é para a empresa Domilac. O plantio de soja cobre 60 hectares da lavoura, de trigo 20, e o de milho silagem 10 hectares. No trigo a colheita chegou a 3,6 toneladas por hectare. A entrega do grão é para as empresas Baldo e Menin. Enquanto as mulheres da casa cuidam da parte da ordenha das vacas, pai e filho seguem no plantio. “Além de estarmos investindo no que é nosso, aqui temos um excelente atendimento na saúde, educação, estradas e tudo isso conta muito para que tenhamos uma vida mais tranquila e feliz” diz Silvia.
Já a mãe de Ricardo, Soeli, vibrou com o retorno do filho e da nora à propriedade. “Sempre gostamos da lida do campo, vamos vir na propriedade seguido, ainda mais agora que tenho meu filho e a nora, com eles aqui tudo mudou para melhor”.

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news